"... o diálogo é uma espécie de postura necessária, na medida em que os seres humanos se transformam cada vez mais em seres criticamente comunicativos.
O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e re-fazem" (p. 123)
Paulo Freire e Ira Shor, Medo e ousadia: o cotidiano do professor, 2. ed.
Rio de janeiro: Paz e Terra, 1986.
Desde a educação infantil, as crianças são muito espontâneas, e esse momento é o melhor para o começo do trabalho de criticidade, deixando que falem, desafiando-os, mesmo que no meio da conversa alguém venha com uma coisa que não tem nada a ver com o assunto. Não se pode podar a criança, pois ela pode se sentir humilhada na frente dos demais e não querer mais participar. Com meus alunos, procuro sempre conversar, em cada atividade realizada, conversamos depois, para que eles expressem o que sentiram, o que gostaram ou não gostaram... Acredito que esse é o começo do caminho!
sábado, 30 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário