terça-feira, 5 de outubro de 2010

A diversidade racial

"Para construir uma Educação Infantil mais igualitária, em primeiro lugar, é necessário não negar o preconceito. O silêncio é o primeiro estímulo para a manutenção das desigualdades. Encarar desigualdade, discriminação, preconceito é dar o primeiro passo para sua superação" diz Fúlvia Rosemberg, psicóloga pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, em entrevista na revista Criança, dez. de 2006. Eu constatei que desde bem pequenas as crianças já tem preconceito, convivem com idéias racistas em casa, ou lugares que frequentam e acabam reproduzindo nas suas relações interpessoais na escola. Na minha sala pude observar que há alguns alunos que sentem resistência em brincar com colegas de inclusão e uma colega negra. Estou trabalhando as diferenças, falo que todos são diferentes e que é preciso viver em harmonia e respeitar as pessoas. A leitura da reportagem "É possível trabalhar a inclusão reconhecendo a diversidade racial, da revista Criança, de dezembro de 2006, me trouxe várias questões importantes sobre como trabalhar a questão racial com os pequenos. É preciso que não se negue o preconceito, fechar os olhos quando um caso acontece na nossa frente, não vai amenizar o fato, é preciso conversar ao nível dos alunos sobre esses assuntos, trazer para a sala de aula atividades em que possam conhecer várias raças, suas culturas, valorizando e conhecendo cada uma. Apresentar sempre em cartazes rotineiros a diversidade é uma idéia boa, pois desde cedo as crianças vão ter contato com o diferentes. É normal vermos cartazes lindos, com dizeres maravilhosos, mas com figuras de pessoas todas brancas, sem o espaço para a diversidade. Acredito que possibilitando o contato da crinça, desde pequena, com imagens, atividades e conversações sobre o preconceito, racismo e discriminação, é possível contribuir para a formação de pessoas mais igualitárias!

Nenhum comentário: