sábado, 23 de outubro de 2010

Processo de desenvolvimento infantil

Destaco aqui a mudança que percebi em meus alunos desde o começo do estágio até o presente momento: Percebo que no começo eles pareciam não captar a mensagem que eu estava querendo passar, sobre as diferenças, e agora o que vejo é o interesse no assunto, pois a todo momento que surge uma oportunidade fora dos momentos em que estamos trabalhando no projeto, eles vem falar, fazer relações com os acontecimentos corriqueiros da sala com o que eu lhes oportunizei em relção as diferenças. Por exemplo, eu estava com uma boneca negra no colo, que havíamos confeccionado para trabalhar o assunto em questão, e uma menina pegou uma boneca também negra que estava no chão com os brinquedos e trouxe e disse que ela deveria ficar ali com a outra boneca negra, depois de perguntar o porque ela me disse que era porque elas se pareciam. Aproveitei o momento para explorar o assunto com os demais na sala, perguntando se elas não poderiam estar com as outras bonecas brancas, e pude assim perceber que a turma está bem interessada e que tem a noção de que é preciso haver respeito e união entre todas as pessoas.Com isso concui-se que é gradativamente que as mudanças acontecem, é sendo trabalhado no dia-a-dia e não apenas durante o período de duração de um projeto, as crianças passam por um proceso de evolução, onde vão construindo conhecimentos e valores, e é assim também que se consegue que eles incorporem idéias boas de igualdade entre as pessoas.

"O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear.
As mudanças que vão se produzindo ocorrem de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e se superpondo.
Durante a evolução a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu desenvolvimento de modo particular.
Acompanhamos a construção de sua personalidade respeitando que em cada idade há um jeito próprio de se manifestar.
Tanto antecipar etapas, como não estimular a criança, podem ser geradores de futuros conflitos.
Cabe a família e a ESCOLA conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil."


http://www.mundodoabc.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=33&Itemid=1

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