Segundo texto de Rosa Maria Hessel Silveira "Nas Tramas da Literatura Infantil: Olhares sobre Personagens diferentes", estudado na interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, ... "A literatura infanto-juvenil não ficou imune a esse causa e, ainda que tradicionalmente "personagens diferentes" já integrassem o conjunto de personagens que habitavam algumas de suas histórias (Patinho Feio, de Andersen, é uma das lembranças mais óbvias), na última década uma preocupação mais programática com a formação da criança para "conhecer" e aceitar o diferente vem ensejando uma proliferação de títulos dentro de várias vertentes da temática."
Desde muito tempo as crianças já tinham contato com obras literárias referindo às diferenças, como é o caso da histŕora uq eecolhi para começar o meu projeto "O Patinho Feio", mas o tema não era trabalhado abertamente como agora se faz, cada história era traduzida em uma moral simplesmente, sem que o tema fosse debatido, questionado, abordado de forma crítica entre professor-aluno. Agora em tempos modernos, esse tema é assunto comum nas escolas. Mesmo assim, o preconceito e a discriminação são muito presentes nas famílias dos alunos, o que obviamente acaba por influenciar essas crianças.
Como as crianças gostam muito de histórias, isso pode e deve ser um ótimo meio de se trabalhar as diferenças, pois ao ouvir uma história ela se imagina no lugar do personagem, imaginando-se nas situações vividas por ele, nos preconceitos sofridos... e assim incorporar valores importantes para sua formação.
sábado, 23 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário