Como eu estava em licença maternidade no semestre 2010 – 1, fiz meu estágio no semestre 2010 -2, mas nesse tempo de licença, realizei as disciplinas eletivas e seminário integrador, completando assim minhas horas complementares.
E então chegou a tão esperada hora do estágio, e o medo chegou junto, até então ouvindo os relatos das colegas que já haviam feito o seu estágio, fiquei bem apreensiva. Depois que comecei, vi que não era tudo isso, era só centrar bem no assunto, criar estratégias de trabalho e ter um bom embasamento, e assim venci essa etapa, com bastante sucesso, pois tirei nota A, o que me deixou muito feliz. Para desenvolver o estágio escolhi o tema “Construindo semelhanças, respeitando diferenças”.
Trabalhar a diversidade com meus alunos foi uma experiência muito boa, desenvolvi um Projeto de Aprendizagem, onde pude incluir também a tecnologia que para mim foi uma novidade interessante, realmente inovadora, pois quando se fala em educação infantil, logo se pensa que como são crianças pequenas, não dá para fazer muita coisa. Como meus alunos são pequenos, maternal 2, não teriam condições de trabalhar no computador, mas nem por isso deixei de usar essa ferramenta durante todo o processo. Criei um blog, onde postava as atividades desenvolvidas com a turma e fotos das crianças e as famílias foram convidadas a conhecer e participar comentando. As crianças, nem se fala, quando souberam que nossas atividades seriam observadas por eles no notebook, ficaram fascinadas e muito orgulhosas.
O trabalho sobre as diferenças desenvolvido com minha turma, foi uma experiência única, pois consegui, em muitas atividades, fazer com que eles se colocassem no lugar de uma pessoa com alguma limitação e tentar realizar uma atividade, como por exemplo, pintar sem usar as mãos, caminhar de olhos vendados, com a ajuda dos colegas e depois conversávamos sobre cada situação, sobre dificuldades, bem como outras possibilidades de execução da mesma atividade, fazendo uma reflexão, buscando sempre resgatar valores de respeito, cooperação e aceitação às diferenças.
Posso dizer com certeza que o estágio trouxe uma grande contribuição para o meu desenvolvimento como professora.
Com um projeto simples sobre a diversidade, consegui trabalhar de maneira interdisciplinar, fazendo diversas relações com várias áreas do conhecimento, utilizando a tecnologia para motivar e auxiliar na aquisição de novos conhecimentos
A nossa história é a história das nossas interações.Para cada ser vivo esta história resulta num caminho específico de mudanças estruturais. A ontogenia de todo ser vivo consiste em sua contínua transformação estrutural e é um processo que ocorre sem interromper a identidade nem o acoplamento estrutural do organismo ao meio. Ele segue um curso particular selecionado pela sequência de mudanças estruturais desencadeadas por sua história de interações. A natureza cognitiva do ser humano é compreendida como o amplo espectro no qual o ser humano encontra-se com sua identidade.(Pistóia, 2006, p. 7)
domingo, 22 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi, Ana, ficamos muito felizes que conseguistes concluir o teu estagio e como você diz com nota A.Deve de ser bem agradável trabalhar com crianças pequenas,e como vimos existem algumas diversidades, bem explicadas no teu TCC
Abraços
Postar um comentário