Nesse semestre tivemos a interdisciplina de Projeto Pedagógico em ação
e assim pudemos nos aprofundar, por exemplo no PPP da escola, tão importante instrumento para o bom funcionamento da mesma. A escola como instituição pública, deve ser transparente no que diz respeito a sua funcionalidade, princípios e concepções numa gestão democrática, onde toda a comunidade escolar envolvida no processo educacional possa agir com participação, cooperação e estar a par da gestão financeira da escola, através da prestação de contas.
Tivemos Psicologia da Vida Adulta, trabalhamos bastante a aprendizagem na vida adulta. Segundo Piaget (1983, p. 236),” o desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores”. Realmente acredito nisso, pois como a aprendizagem é um processo que ocorre ao longo da vida, ou seja, se aprende por toda a vida, os adultos trazem consigo toda uma bagagem de experiências que na hora de acrescentar novos aprendizados, abrem o baú das experiências e tentam aproveitar o que já tem somando com o que lhes é realmente novo. Na minha vida de estudante, todos os conhecimentos que eu já tinha antes, agora são aproveitados para a construção de novos aprendizados. A aprendizagem é um “processo em que o indivíduo convive com o outro, e ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o outro” (Maturana, 2001, pag. 29).
Na interdisciplina Organização do Ensino Fundamental, trabalhamos gestão democrática e gestão patrimonialista, sendo que a primeira é a ideal que todos nós buscamos, a equivalência entre decisões e realidade social da escola, utilização da escola como espaço público, e onde haja uma harmonia e mediações institucionais entre Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação e escola, que a comunidade escolar tenha acesso à informações da escola, transparência na prestação de contas, entre outros.
Em Escola, Cultura e Sociedade, gostei muito de ler o texto " O trabalho docente, a pedagogia e o ensino" de Maurice Tardif.
Esse texto pretende mostrar como a análise do trabalho dos professores, considerado em seus diversos componentes, tensões e dilemas, permite compreender melhor a prática pedagógica na escola.
Conforme diz no texto "não existe uma maneira objetiva ou geral de ensinar; todo professor transpõe para a sua prática aquilo que é como pessoa", Conforme diz no texto "não existe uma maneira objetiva ou geral de ensinar; todo professor transpõe para a sua prática aquilo que é como pessoa", e isso é mesmo verdade, pois não há um jeito único de ensinar, uma fórmula pronta, cada professor tem a sua maneira, o seu jeito de ser, e assim ao ensinar vai deixar transparecer aquilo que ele próprio é, da sua maneira, tendo muitas vezes que se colocar no lugar do aluno, e perceber se da forma que está abordando o assunto em estudo realmente está sendo do entendimento dele e assim possa construir o conhecimento.
Nesse semestre , pude saber mais sobre a parte burocrática da escola, que é de extrema importância que se saiba, pois assim, eu pude me situar, dentro da minha escola, da sua organização e assim poder desempenhar melhor o meu papel, como parte integrante dessa instituição, com normas, fundamentos e que preciso saber.
sábado, 21 de maio de 2011
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