sábado, 18 de junho de 2011

Quando optamos por sermos professores, aceitamos a idéia de abraçar a diversidade, tão falada no meu estágio e tcc. Mas falar é uma coisa e viver isso é outra bem diferente, só quando estamos ali frente às mais diversas crianças com as mais variadas realidades é que a coisa muda de figura. No meu estágio tive impasses de alunos que não aceitavam os colegas por racismo e por deficiência física e neste ano, tenho uma aluna cadeirante, um aluno com sérios problemas de comportamento que possivelmente tem algum problema psicológico ou neurológico ainda em investigação e neste mês recebi uma aluna nova encaminhada para a escola pela psicóloga, por ter sérias crises em casa, rasgando roupas, gritando, indo ao banheiro toda a hora e com suspeita de abuso sexual pelo pai que tem transtorno bipolar. Cada realidade bem diferente da outra e eu preciso achar meios de conciliar tudo, atendendo a todos em suas particularidades, e não é fácil, mas nunca desisto. Preciso ainda dar conta dos outros alunos, passando valores, trabalhando a cooperação, a união, o respeito e a vontade de ajudar o próximo. O que aprendi até hoje no curso de Pedagogia da UFRGS, está me auxiliando muito, pois muitas vezes procuro subsídio nos materiais trabalhados no curso para me amparar. Estou muito empenhada em pelos amenizar esses problemas e inserir esses alunos ao convívio harmonioso com os demais alunos.

Nenhum comentário: