sábado, 20 de novembro de 2010

"Para a definição de diversidade, envolvemos a natureza das diferenças: intelectuais, de gênero, de idade, de raça, de classe social, motoras, sensoriais, de personalidade, culturais (nacionais ou regionais)
A diversidade significa mais possibilidades de adaptações e, portanto, mais possibilidades de sobrevivência como espécie".(Pistóia, 2007, p.2)

A maioria dos professores fala que tem um aluno de inclusão, quando este é cadeirante, cego, mudo, ou outro caso parecido e esquece que aqueles alunos com problemas comportamnetais sérios como é o caso de uma colega minha, que diz que tem uma só inclusão: uma cadeirante. Esse menino tem problemas com a família e desde o maternal 1 já se destacava dos demais por ser ativo demais e muito desobediente. Nesse caso, acontece uma exclusão com ele, pois é deixado de lado, come em mesa separada, fica de castigo o tempo todo. E o que fazer? A professora fica de mãos amarradas por não ter orientação nenhuma de como trabalhar com essa criança.

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