É importante um bom começo de trabalho com os alunos sobre as diferenças, quando pequenos, mesmo que na sala não tenha alunos de inclusão, pois se um dia essas crinaças virem a ter um colega cadeirante, ou com outra limitação, certamente não ficarão estarrecidos, já terão um trabalhado isso, terão noção do diferente, assim poderão aceitar e respeitar com mais naturalidade.Afinal, a diversidade inclui todos os alunos de uma sala de aula, pois todos são diferentes. Há também entre as próprias crianças o preconceito em relação àquelas mais pobres, que vem para a escola mal vestidas...
"As bases pedagógicas propostas na Educação Inclusiva envolvem o desvelamento de muitas das inúmeras situações adversas que contribuiram para a exclusão histórica e cultural destes alunos provenientes de camadas da socieciedade consideradas marginalizadas. Um dos seus principais objetivos é, justamente, o de propor que o processo de inserção destes alunos envolva a escola em direção ao redimensionamento do seu papel e funções. Ao professor caberá pautar suas ações em um campo de atuação que vai além da mera transmissaõ de conhecimentos. Por conseguinte, ele será exigido a pensar o espaço da sala aula como um ambiente educativo desafiador, baseado na cooperação, na solidariedade e no respeito às diferenças". (Pistóia, 2002, p. 4 - 5)
sábado, 20 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário