quarta-feira, 2 de setembro de 2009

"O menininho"

O texto " O menininho de Helen Buckley, que lemos para a realização de atividade da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, me fez refletir a cerca de como eu como professora estou desempenhando o meu papel de oprtunizar a autonomia de meus alunos, se estou deixando que eles desenvolvam sua imaginação e criatividade sem podá-los, permitindo que eles se expressem de forma livre. Que ruím se colocar no lugar desse menino e ter que fazer tudo o que lhe é imposto para ser bem aceito. Na minha infância isso era bem presente, pois lembro que as professoras davam tudo pronto, só precisávamos completar com a resposta certa ou pintar o desenho que já era nos dado pronto e coisas assim. Não nos era permitido fazer nada diferente, com criação nossa. Isso sempre levo em conta quando estou trabalhando com meus alunos. nesse ano tenho uma turma de materal 1, na educação infantil, são pequenos, mas desde já dou-lhes oportunidade de escolha nas atividades que desenvolvo com eles, podem escolher materiais que mais lhe agradem, as cores de sua preferência, jogos que lhe chamem mais atenção, pois sei o quanto é importante dar a eles a chance de se expressar, de criar, de se sentir valorizados. O resultado é notável nos seus rostinhos felizes. Dessa forma poderão no futuro tornarem-se cidadãos críticos e capazes de transformar a sociedade, sem receio de ousar, de serem barrados e com a consciência de que são livres para lutar pelos seus direitos, respeitando sempre os seus semelhantes.

2 comentários:

celilutz1 disse...

Querida Ana Adália:
Muito boa a tua reflexão. Percebe-se que a tua prática permite ao aluno fazer opções, decidir o que considera ser o ideal para resolver determinado problema. Colocaste que nem sempre era assim “... lembro que as professoras davam tudo pronto, só precisávamos completar com a resposta certa ou pintar o desenho que já era nos dado pronto e coisas assim”. Que leitura estás fazendo com relação ao trabalho realizado na tua escola, em geral? O que está contemplado na Proposta Pedagógica?
Fica o desafio para fins de reflexão.
Grande abraço.
Celi

Melissa disse...

Oi Ana :-),
assim como a Celi também quero contribuir com teu portfólio.
A idéia é que este portfólio a acompanhe e sirva como fonte de pesquisa, correto? Não li o texto que comentou e por isso a leitura de sua postagem ficou um pouco perdida para mim, me questiono se daqui algum tempo, quendo retomáres esta postagem, vais lembrar do texto e do trecho ao qual estavas te referindo...
Prensei te sugerir que recorte partes do texto (isso em geral quando fores fazer um referência) e acrescente em tua postagem.
O que acha? Acredita que desta forma estaria completando tua idéia deixando-a mais clara?
Beijos
Melissa