domingo, 13 de setembro de 2009

" O menininho "

Respondendo aos comentários da Celi e da Melissa sobre as minhas reflexões sobre o texto de Didática " O menininho " de Helen Buckley, falei sobre as marcas que as práticas pedagógicas deixam em nossas vidas, nos constituindo enquanto indivíduos e que isso me lembrou a minha infância nas séries iniciais, onde não podíamos soltar a imaginação, pois tudo o que fazíamos tinha que ser do jeito que a professora queria. Imagina ter uma professora como essa:

" ...Uma manhã a professora disse:
- Hoje vamos fazer um desenho.
" Que bom!", pensou o menininho. Ele gostava de desenhar. Leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos... pegou sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar.
- Esperem, ainda não é hora de começar!
Ela esperou até que todos estivessem prontos.
- Agora, nós iremos desenhar flores.
E o menininho começou a desenhar bonitas flores com seus lápis rosa, laranja e azul.
- Esperem, vou mostra como fazer..."

E sempre que o menininho ficava feliz pois poderia criar um desenho, a professora lhe podava, dizendo o que desenhar e de que cor pintar.

Por isso salientei da importância de deixarmos os nossos alunos se expressarem. A professora podia não se dar conta, mas estava deixando uma marca em seus alunos, pois depois que esse menino mudou de escola e a professora nova, deixou-lhe livre para criar, ele já não sabia como agir sozinho, sem que lhe mostrassem todos os passos.

Como formar alunos críticos, inovadores e capazes de tranformar a sociedade, se agirmos como essa professora?



Um comentário:

Melissa disse...

Obrigada pelo retorno, Ana :-)
Acredita que um trecho da leitura que estas refletindo em tua postagem possa ser uma evidência de sua reflexão?
Beijos
Melissa