sábado, 13 de setembro de 2008

Os três tipos de dominação legítima

Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, como muitos colegas falaram, sempre existiu e vai existir dominantes e dominados.
Os três tipos de dominação são: Dominação legal -Em virtude do estatuto, nela os direitos podem ser criados e modificados mediante um estatuto. Seu tipo mais puro é a burocracia.
O funcionário tem formação profissional, cujas condições de serviço se baseiam num contrato com pagamento fixo, graduado segundo a hierarquia do cargo e não do volume do trabalho, tem direito de ascenção conforme regras fixas. Seu ideal é proceder sem influências de motivos pessoais e nenhuma influência sentimental, sem consideração da pessoa.
Atualmente temos um sálario fixo e ascenção conforme o plano de carreira , sabemos que nossas influências pessoais são importantes, pois um professor assume sua prática a partir dos significados que ele mesmo lhe dá.
Dominação tradicional- Em virtude da crença na santidade, das ordenações e dos poderes senhorais de há muito tempo existentes. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal ( de pai de família, do chefe da parentela ou soberano ). A obediência é em virtude da fidelidade, as ordens são baseadas na tradição.
A demonação patriarcal está cada vez mais escassa , pois atualmente a família está muito desestruturada e muitas tradições são vistas como \"coisas do passado\". Chefe da família é quem sustenta a casa, muitas vezes é a mulher que assume este papel.
Dominação carismática-Em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais. Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói guerreiro.
O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, não devido a qualificação profissional. Fazem parte dela a ação e o exemplo, não está presa á tradição.
O senhor carismático tem de fazer acreditar pela \"graça de Deus\", por meio de milagres, êxitos e prosperidade aos seus súditos.
Isto é o que vemos atualmente, muitas igrejas que dizem fazer milagres e prometem transformar por completo a vida das pessoas. A dominação carismática é uma relação social extracotidiana e puramante pessoal, temos liberdade religiosa, podemos escolher qual religião está de acordo com o que acreditamos e apresenta os princípios que queremos nos submeter.
A dominação está empregada em nossos dias, não existe alguém que sempre assuma o papel de dominante, em algum momento este ser é dominado por outro.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Ana, interessante as caracterizações que trazes para os conceitos de dominação. Sereia interessante também pensarmos como esses conceitos ou alguns deles podem aparecer em relações que se estabelecem no ambiente escolar. Abração, Sibicca.

Kátia Diehl. disse...

Olá Ana !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo:

http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090

http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/

Obrigada pela atenção !
Abraços !

Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil