Após a leitura do texto Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências de Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria Beatriz Luce, e também da análise do mapa conceitual, achei bem interessante o assunto, já que Gestão democrática é um tema muito discutido nas políticas educacionais no mundo todo.
Bordenare afirma que a democracia participativa “é aquela em que os cidadãos, ao sentirem-se fazendo parte de uma nação ou grupo social, têm parte real na sua condução e por isso tomam parte na infindável construção de uma nova sociedade da qual se sentem parte” Comparo essa citação com a elaboração do PPP da escola, onde a comunidade escolar sendo parte integrante de sua construção, se sentirá parte constituinte da escola, participando e se envolvendo mais nos problemas e soluções referentes ao processo escolar, tomando decisões que promovam o bem estar de toda a comunidade. Onde trabalho, participei da elaboração do PPP, mas há 6 anos, desde lá não foi revisto.
A Gestão Democrática é composta pela Constituição do Conselho Escolar; Associação de Pais e Mestres, Elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa,; definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; eleição direta para diretores. Trabalho na Educação infantil e na cidade onde moro só as escolas de Ensino Fundamental realizam eleições de diretores, os diretores da educação infantil são indicados ao cargo.
É preciso que haja uma revisão e reordenação da legislação, para que alcancemos os objetivos e princípios da educação nacional. Muitas conquistas já foram alcançadas na caminhada da gestão democrática e algumas delas são: a garantia dos direitos à educação pelas crianças e adolescentes, através do Estatuto da Criança e do Adolescente ( lei nº 8.069, de 1990 ), e também a criação do FUNDEF ( lei nº 9.424, de 1996 ), e muitas outras, mas muito ainda é preciso ser garantido. Essa luta é desafiadora e na busca da democracia temos um boa caminhada para que possamos ter uma educação de igualdade e direitos para todos.
Um comentário:
Oi Ana, interessante que nessa postagem trazes a tua apropriação teórica do conceito de gestão democrática e também a leitura da tua realidade escolar a partir dessa apropriação teórica. Abração, Sibicca
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