Assim como eu não tinha, acredito que a maioria das pessoas envolvidas ou não no processo educacional da minha cidade, não tem maiores conhecimentos à respeito do funcionamento do Conselho FUNDEB, sua função e atribuições. Gostei de estudar o assunto, pois nunca procurei saber mais a respeito do FUNDEB, e agora vejo o quanto é importante sabermos, como os recursos destinados aos nossos alunos são repassados e se estão contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino nas nossas escolas.
Os recursos do Fundeb serão distribuídos em cada unidade da Federação, conforme o número de alunos matriculados nas etapas e modalidades da educação básica. Esses valores são decorrentes da contribuição de tributos e impostos vindos das três esferas (federal, estadual e municipal) e com o intuito de alcançar a melhoria da qualidade de ensino.
Os municípios constam de conselhos compostos por segmentos da comunidade escolar e social, para que haja uma fiscalização da aplicação desses recursos, sendo públicas todas as informações referentes às atividades realizadas pelo conselho, para que qualquer pessoa interessada possa obter esclarecimentos.
Seria preciso que todos envolvidos no processo educacional estivessem a par de como esses recursos são repassados e que opinassem também , pois assim, esse investimento seria usado de forma a suprir as necessidades de cada escola, e nada melhor que a comunidade escolar para saber dessas necessidades. É preciso que todos unam-se em prol da melhoria da qualidade de ensino, pois se juntarmos forças a mudança fica mais fácil de acontecer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Ana, como destacaste, muitas vezes não damos devida atenção a esses aspectos que estão diretamente ligados à educação. Por outro lado, é de suma importância que possamos estar atentos a eles a fim de poder verificar o seu cumprimento e reivindicar caso não esteja funcionando como previsto. Abraços, Sibicca
Postar um comentário