quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A aprendizagem na vida adulta


Segundo Piaget (1983, p. 236), o desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores. Realmente acredito nisso, pois como a aprendizagem é um processo que ocorre ao longo da vida, ou seja, se aprende por toda a vida, os adultos trazem consigo toda uma bagagem de experiências que na hora de acrescentar novos aprendizados, abrem o baú das experiências e tentam aproveitar o que já tem somando com o que lhes é realmente novo. Na minha vida de estudante, todos os conhecimentos que eu já tinha antes, agora são aproveitados para a construção de novos aprendizados. A aprendizagem é um “processo em que o indivíduo convive com o outro, e ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o outro” (Maturana, 2001, pag. 29). Isso fica muito claro para mim, na caminhada que estamos fazendo no grupo Pead, onde a integração entre colegas, professores e tutores é muito viva, havendo uma troca constante, possibilitando com que eu me sinta mais forte e capaz de buscar a solução de problemas, isso é de extrema importância Nós adultos, assim como as crianças aprendemos resolvendo problemas, sendo desafiados, lançando hipóteses. E isso eu sinto bastante no meu processo de aprendizagem, pois os professores e tutores estão sempre nos lançando desafios para que pensemos, refletimos sobre os outros lados de cada questão abordada, confesso, que isso me balançou muito, pois eu fui toda a vida acostumada a receber tudo pronto, não precisava pensar, analisar, concluir, que pena que não foi sempre assim! Para que o aluno seja crítico é preciso que o professor dê a ele desafios que mexam com suas estruturas e que se coloque no lugar do aluno, para que analise o que realmente o aluno tem necessidade de maior entendimento, quais as suas dúvidas e muitas vezes isso não é fácil de se fazer.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Ana, essa tua postagem está muito rica, pois trazes aspectos teóricos propostos pela interdisciplina e uma leitura do teu processo de aprendizagem a partir dos conceitos. Abração, Sibicca