Desenvolver nas crianças atitudes e valores que envolvem solidariedade, carinho e respeito pelas pessoas, onde possam interagir e adquirir valores importantes para o desenvolvimento deles como ser humano, bem como proporcionar aos alunos o contato com a tecnologia.
Para começar escolhi a história "O Patinho Feio", e partindo dela desenvolvemos várias atividades de exploração da mesma. Foi uma semana fantástica, as crianças demonstraram muito interesse. Nessa primeira semana procuri explora a história propriamente dita e a partir da semana que vem começo a introduzir o assunto das "diferenças". Recontamos a história, construímos texto coletivo, cada um fez seu patinho com massa de modelar e com esponjeado em molde vazado.
A turma gosta muito de histórias e quando a contei com fantoches coloridos, eles adoraram, manifestando diversos sentimentos, pena, carinho, indignação... Seus olhinhos brilhavam atentos! "O primeiro contato com um clássico na infância e na adolescência, não, precisa ser com o original. O ideal mesmo é uma adaptação bem feita e atraente" (Ana Maria Machado, no capítulo "Encantos para Sempre", da obra "Como e por que ler os clássicos universais desde cedo" pág. 15). Confecccionei os fantoches da adaptação do conto e como gosto muito de contar histórias, consegui chamar a atenção dos alunos, tanto que durante a semana toda eles falaram de cada trecho da mesma. Eu aprendi que se a história for bem contada, pode ser trabalhada sob vários aspectos sem que as crianças se desmotivem, já que eles são pequenos e sua concentração não é duradoura durante as atividades. Acredito que vai ser muito produtivo esse trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário