sábado, 5 de abril de 2008
O gosto pela matemática
A matemática sempre foi um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, e assim os adultos acabam passando essa imagem para as crianças, e não é assim, a matemática é uma forma muito boa de se ensinar e de se aprender. As crianças gostam muito de jogos e brincadeiras, e a matemática nada mais é que um jogo, onde envolve o raciocínio, a emoção, a atenção e que pode ser aproveitada em todas as disciplinas para a construção do conhecimento com prazer. Cabe ao professor, desde lá, da educação infantil, oportunizar e proporcionar o gosto pela matemática, como uma coisa simples e legal de se fazer.
A leitura do texto para a realização da atividade 5 foi muito interessante e deixa claro o quanto é importante o papel do professor, envolvendo o aluno na busca da aprendizagem, possibilitando a ele participar, interagir e buscar respostas. * O professor, portanto, deve possibilitar a vivência dessas experiências ou, em outras palavras, deve permitir que as ações dos alunos desencadeiem suas generalizações; deve possibilitar e permitir que o aluno seja agente na construção de seu próprio conhecimento – agente no sentido de agir, participar, envolver-se, etc. para aprender. Assim, os professores agem como organizadores, consultores, mediadores, controladores, incentivadores de aprendizagens [4] (PCNs, pg. 31).*
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário