sábado, 2 de maio de 2009

Estádios do desenvolvimento

Segundo o texto Epistemologia Genética e construção do conhecimento, " Para a aplicação da teoria de Piaget ao ensino não é suficiente termos em conta os nomes dos estádios do desenvolvimento e as idades médias em que ocorrem e as suas principais características". Isso quer dizer que cada indivíduo tem o seu tempo, podendo crianças de mesma idade estarem em estádios diferentes, porém a ordem de sucessão desses estádios será sempre a mesma.

sensório-motor - (do nascimento até por volta de um ano e meio, dois anos)

Este estádio baseia-se, principalmente, na experiência imediata através dos sentidos em que há interação com o meio.

pré-operatório (de aproximadamente um ano e meio até mais ou menos sete anos)

Este estádio também chamado pensamento intuitivo é fundamental para o desenvolvimento da criança. Apesar de ainda não conseguir efetuar operações, a criança já usa a inteligência e o pensamento. Este é organizado através do processo de assimilação, acomodação e adaptação. Neste estádio a criança já é capaz de representar as suas vivências e a sua realidade, através de diferentes significantes: jogo, desenho, linguagem, imagem e pensamento, animismo, realismo, finalismo, artificialismo.

operatório-concreto por volta dos sete até em torno dos doze anos;

É a partir deste estádio (operações concretas) que começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia.

operatório-formal - desde cerca dos doze anos, perdurando pela vida adulta

A transição para o estádio das operações formais é bastante evidente dadas as notáveis diferenças que surgem nas características do pensamento. É no estádio operatório formal que a criança realiza raciocínios abstratos, não recorrendo ao contato com a realidade.

retas) que começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia.


Um comentário:

Melissa disse...

Oi Ana :-)
Seria interessante relacionar (trazer exemplos) este tema com sua prática pedagógica. Consegue perceber estes estágios do desenvolvimento em seus alunos? Em que situações?
Abraços
Melissa