domingo, 22 de março de 2009

Inclusão

Lendo os textos da história da Educação Especial, percebe-se o quanto eram reprimidos e condenados todos aqueles que eram portadores de alguma necessidade especial, e que muita coisa mudou para melhor, mas ainda há muito para ser feito, pois de nada adianta incluir sem proporcionar um bom atendimento. Se numa sala tivermos uma inclusão, mas não for dado a esse aluno estímulo e possibilidades de interação e crescimento para ele, por falta de preparo, estaremos da mesma forma que lá no início da história fazendo a mesma coisa, ou seja, deixando de lado esse aluno, e assim excluindo. Na verdade, na nossa prática pedagógica lidamos com a diversidade na sala de aula, precisando atender de maneiras diferentes os alunos, para que todos possam construir o conhecimento. Assim sendo, onde há um bom preparo dos educadores, a inclusão pode sim ser muito significante, pois tanto aqueles com maior dificuldades. quanto os outros alunos, saem ganhando nessa interação, pois é trabalhado aí, a troca, a cooperação, o coleguismo, onde todos se sintam parte importante de um grupo em busca de aprendizagem.

Um comentário:

liliana disse...

Ana
concordo contigo...
tem um autor do qual gosto muito, (Mittler) que diz que a inclusão não se trata de colocar crianças na escola...que é muito mais do que isso...vai muito mais além...significa em transformar escolas "para torná-las mais responsivas às necessidades dos seus alunos" em ajudar seus professores a aceitar a responsabilidade pela aprendizagem dos seus alunos e em dar suporte para que eles possam realmente cumprir sua tarefa...e ainda finaliza dizendo:
A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, uma
estrada sem fim, com todo tipo de barreiras e obstáculos, alguns
dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações (Mittler, 2003, p.21). Considero que o mínimo que podemos fazer é tentar remover alguns desses obstáculos das nossas mentes...abrindo-as para a diversidade!
Se tem interessa ler sobre esse autor aqui deixo a referência
MITTLER,, M. Educação Inclusiva.Portor Alegre: ArtMed, 2003.