Depois da leitura do texto Teoria e Prática de Aracy do Rego Antunes, Heloisa Fesch Menandro e Iyda Tomoko Paganelli, aprendi muitas coisas interessantes acerca dos conceitos de tempo e espaço a serem trabalhados com as crianças. Muito atrativo e interessante, percebi quantas atividades podemos desenvolver com nossos alunos, partindo de situações do seu cotidiano, e que promovem uma aprendizagem de maior valor e significância para eles, construindo o conceito de tempo e espaço com prazer, como a organização da sala de aula, dos seus materiais... Conforme o texto "As primeiras análises que a criança faz sobre a organização do espaço devem ser bem simples e devem ter como objeto os espaços cotidianos, como: a sala de aula, a escola, os estabelecimentos comerciais, a rua, o bairro, a cidade". E também "Quando uma criança observa e analisa a organização da sala de aula, da rua, da cidade ou de uma região, ela vai compreendendo que nesses espaços está presente a própria vida social. Uma rede de relações sociais, econômicas, políticas e culturais, aparentemente invisível, aparece através da organização dos espaços." Assim, a criança vai aos poucos percebendo-se dentro de grupos sociais, a família, a escola, a comunidade e assim por diante, e que através da organização desses espaços, vão surgindo cadeias de relações maiores.
O processo de construção da noção de tempo se faz por etapas, por isso acho importante desde cedo, realizar atividades que auxiliem nesse processo, pois por mais simples que sejam, estarão com certeza contribuindo nessa construção. As primeiras noções de tempo que a criança traz, ao ingressar na escola, ainda têm como ponto de referência sua própria vida, suas ações, suas vivências, e é partindo daí, da história de sua vida, do seu bairro, que o professor vai oportunizando a ampliação dessas noções.
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