sábado, 31 de maio de 2008

ETC

Realizar a atividade de produzir um texto no editor de texto coletivo foi uma experiência realmente marcante para mim, pois como não podíamos escolher os participantes, fiz com colegas com quem nunca tinha realizado nenhuma atividade antes. Achei que seria muito difícil, pois como iríamos nos entender virtualmente? Mas o resultado me mostrou o contrário, entramos em contato, umas com as outras, e juntas montamos o texto, organizando, alterando e excluindo algumas coisas. Gostei muito dessa colaboração entre os participantes na realização da escrita coletiva.

sábado, 24 de maio de 2008

O Sol que Cura e o Sol que Mata


Adorei ler o Texto " O Sol que Cura e o Sol que Mata", publicado pelo Dr. Alexandre Feldman, no tópico Dica da Semana, confesso que me surpeendi ao saber que esse mesmo "Sol", tão banido por todos tem todo esse poder de cura e é tão benéfico à saúde, sendo que um dos maiores protetores celulares, da pele e de todo o organismo, contra o câncer, é a vitamina D, que é fabricada na nossa pele a partir dos raios ultravioleta B do Sol!

Conforme o texto "Nas últimas décadas, os médicos, a mídia e as instituições mais importantes da área de saúde têm advertido a população para se esconder do Sol. “O Sol envelhece”. “O Sol queima”. “O Sol dá câncer!”. Interessante observar que a incidência de melanoma, um câncer maligno de pele, vem aumentando continuamente, apesar da exposição cada vez menor ao Sol e uso cada vez maior de protetores solares pela população.A indústria farmacêutica lucra bilhões de dólares “protegendo-nos” dos raios ultravioleta B através dos “protetores” e “bloqueadores” solares." E o pior de tudo é que assim como eu, a maioria das pessoas acredita de olhos fechados que o Sol é um "veneno". É claro que não podemos ficar muito tempo expostos ao sol ( no máximo 5 a 6 minutos por dia), mas ele é necessário á nossa saúde evitando várias doenças.Fiquei encantada com essa leitura!





quinta-feira, 22 de maio de 2008

Espaço e forma

Com a interdisciplina A Representação do Mundo Pela Matemática, tive a oportunidade de aprender muitas coisa boas, principalmente relacionado ao tema "Espaço e Forma", pois além das várias sugestões de atividades que podemos trabalhar com os alunos, coloquei a cabeça para pensar e criei atividades, e também tive mais uma aprendizagem nova, a de salvar imagens como jpg, usando a tecla "print screen", que eu nem sabia para que servia, conseguindo criar o que der na cabeça, ampliando ainda mais as habilidades tecnológicas. Até eu descobrir como se fazia levou um tempo, mas isso foi o melhor, pois o gostinho de ter feito sozinha foi muito bom, tentei até descobrir como se fazia, e adorei!

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Planilha Eletrônica

No meu Plano de Estudos, me propus a construir planilhas eletrônicas com dados da minha turma, então como eu estava trabalhando com eles a Família, realizei uma pesquisa com os pais, e construí uma planilha sobre o número de integrantes das famílias da minha turma. Depois de pronta, fiquei confusa, como fazer para socializar essa planilha no meu pbwiki e blog? Eu não tinha nem idéia de como fazer isso, então a Sibicca me deu umas dicas e eu fiquei realizada quando fiz e deu certo, mais uma aprendizagem que somei a tantas outras. Olhem como ficou a minha planilha:planilha integrantes famílias M2.xls

terça-feira, 13 de maio de 2008

Tempo e espaço


Depois da leitura do texto Teoria e Prática de Aracy do Rego Antunes, Heloisa Fesch Menandro e Iyda Tomoko Paganelli, aprendi muitas coisas interessantes acerca dos conceitos de tempo e espaço a serem trabalhados com as crianças. Muito atrativo e interessante, percebi quantas atividades podemos desenvolver com nossos alunos, partindo de situações do seu cotidiano, e que promovem uma aprendizagem de maior valor e significância para eles, construindo o conceito de tempo e espaço com prazer, como a organização da sala de aula, dos seus materiais... Conforme o texto "As primeiras análises que a criança faz sobre a organização do espaço devem ser bem simples e devem ter como objeto os espaços cotidianos, como: a sala de aula, a escola, os estabelecimentos comerciais, a rua, o bairro, a cidade". E também "Quando uma criança observa e analisa a organização da sala de aula, da rua, da cidade ou de uma região, ela vai compreendendo que nesses espaços está presente a própria vida social. Uma rede de relações sociais, econômicas, políticas e culturais, aparentemente invisível, aparece através da organização dos espaços." Assim, a criança vai aos poucos percebendo-se dentro de grupos sociais, a família, a escola, a comunidade e assim por diante, e que através da organização desses espaços, vão surgindo cadeias de relações maiores.

O processo de construção da noção de tempo se faz por etapas, por isso acho importante desde cedo, realizar atividades que auxiliem nesse processo, pois por mais simples que sejam, estarão com certeza contribuindo nessa construção. As primeiras noções de tempo que a criança traz, ao ingressar na escola, ainda têm como ponto de referência sua própria vida, suas ações, suas vivências, e é partindo daí, da história de sua vida, do seu bairro, que o professor vai oportunizando a ampliação dessas noções.



sábado, 10 de maio de 2008

Aprendendo a construir planilhas

No meu plano de estudos, um dos ítens era aprender a construir planilhas com dados dos meus alunos e socializar no meu blog e pbwiki, pois bem, estou fazendo e logo, logo publicarei. Achei bom de fazer, e estou conseguindo fazer sozinha...