sábado, 29 de março de 2008

Preparo e realização da apresentação oral da Síntese do Portfólio


Durante a preparação do material para a apresentação oral, as dúvidas eram grandes e muitas. Como fazer? Não esquecer de nada, ser clara! Vai dar tempo? Será que é assim? Mas quando sentei na frente do computador, aí tive outra grande aprendizagem, “sozinha”, usar o Powerpoint, também nunca tinha salvo nada em CD, foi a primeira vez. Eu tinha muito medo de fazer alguma coisa sozinha e de errar, sempre precisava de uma colega para me auxiliar, mas naquele dia eu tomei coragem e comecei, fiquei tão feliz, pois estava fazendo um drama, com uma coisa tão simples. Depois disso já me sinto mais segura para realizar tarefas novas, com outras ferramentas que não tenha usado, sem receio.

Fui lendo a síntese e anotando os pontos principais de cada interdisciplina que foram primordiais na aquisição de novos conhecimentos. Mas ainda estava muito ansiosa e preocupada com a hora da apresentação oral, dava um frio na barriga só de pensar em falar diante de várias pessoas que estariam me avaliando. Mas quando essa hora chegou, percebi que aquilo que eu estava sentindo, as minhas colegas do grupo também sentiam . Aquele momento foi de aprendizagem também, as colegas íam expondo as suas idéias e interiormente eu ia percebendo que muitas coisas eram comuns para mim também. Agora já estou mais preparada para a próxima vez!

Síntese do Portfólio de Aprendizagens


Muitas foram as aprendizagens que eu adquiri nesse curso de pedagogia, isso ficou claro na realização do Portfólio de Aprendizagens, onde várias evidências e argumentos foram registrados. O Portfólio serviu como um meio de avaliação das minhas aprendizagens, sendo preciso que eu provasse de forma clara e precisa o que mudou na minha prática a partir das interdisciplinas estudadas.A avaliação sempre foi uma coisa que me assustou bastante, mas feita dessa forma onde refletimos e buscamos apontar tudo aquilo que nos proporcionou mudanças e progresso, fica mais interessante, criativo e preciso. Eu sempre tive dificuldades em me expressar por escrito, mas a prática nas diversas atividades realizadas no curso, me ajudou bastante. Estamos sempre adquirindo mais e mais conhecimentos , mas se não registrarmos isso, fica difícil apontarmos depois todos os nossos progressos, e no Portfólio de Aprendizagens eu consegui me expressar melhor, acho que estou no caminho certo. Dessa maneira foi mais fácil fazer a síntese de aprendizagens e então vi o quanto foi importante os registros no Portfólio. No momento da realização da síntese, eu pude refletir sobre cada interdisciplina trabalhada e fazer uma retomada, buscando ver o que mais me ajudou a mudar, e isso me fez repensar sobre como era antes a minha prática e como é agora. Com isso eu aprendi a me auto-criticar mais, a pensar mais, a analisar mais, percebendo que muitas vezes eu achava que o meu trabalho estava muito bom e não precisava mudar, e estava errada pensando assim, pois os vários conhecimentos no curso me aperfeiçoaram, me fazendo mudar algumas idéias, rever conceitos e atuar de maneira melhor.

Reiniciando as atividades

Olá a todos!
Depois de umas gostosas férias, 2008 começa bombamdo com o reinício das atividades do curso de pedagogia, e para começar nada melhor que matemática, que eu adoro. Muitos sentem receio só de pronunciar essa palavra, mas na verdade não é esse bicho papão. Ela é gostosa, emocionante e prazerosa, quando apresentada de forma clara, concreta e lúdica pelo professor, as crianças adoram jogar e essa é a melhor maneira de ensinar matemática, é brincando que se aprende mais. Portanto acredito que essa interdisciplina vai ser muito proveitosa para todos nós e para nossos alunos!