sábado, 21 de maio de 2011

Reflexões 2009 -1

No semestre 2009 -1, acredito que foi um dos melhores, com mais possibilidades de aprendizagens e de perspectivas de se trabalhar valores nos nossoS alunos. E foi desse semestre que tirei grande parte do meu referencial de apoio para o desenvolvimento do meu estágio, pois nele trabalhei a diversidade, tão bem apresentada nas interdisciplinas do semestre. Em Educação de Pessoas com Necessidades Especiais , busquei embasamento, pois tinha um aluno de inclusão, e também busquei atividades para desenvolver com a turma, que os proporcionaria a passar por aquilo que as pessoas com algum limite passa no dia-a-dia. Em Questões Étnico-raciais na Educação, trabalhamos os conceitos: preconceito, estigma, discriminação, inclusão, exclusão, entre outros e foi bem aproveitada durante meu estágio, trabalhando as diferenças e muito estou aproveitando para desenvolver o meu TCC.
A todo momento durante o meu estágio, busquei apoio nas interdisciplinas desse semestre e é claro que em outras estudadas durante o curso também. O que aprendi nesse semestre foi muito válido para mim, pois consegui trabalhar na época com meus alunos bem pequenos, de maternal 1. a diversidade, aplicando as atividades vividas no curso. E isso até então era uma novidade para mim, pois acreditava não ser válido esse trabalhao com crianças tão pequenas, mas me surpreendi, pois consegui envolver as famílias no meu trabalho e aproximá-las da escola, desenvolvendo um trabalho conjunto e cooperativo.Prova disso está que no próximo ano fiquei com a turma de maternal 2, no estágio, e alguns dos alunos foram meus no ano anterior, e assim o meu trabalho teve continuidade.

Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Oi, ana , otimo que as disciplinas te auxiliaram no decorrer de tua caminhada profissional, poderias nos contar que atividades realizastes com o aluno incluido?
Abraços