quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reflexão do começo do curso - 2007-1

Estou chegando ao final da grande caminhada, tão turbulenta no começo, cheguei até a pensar em desistir, pois achei que não ia dar conta de tudo. E agora estou aqui terminando o TCC, e fazendo uma reflexão sobre tudo o que vivenciei no curso.
Comecei com a segunda turma em 2007, por isso as duas semanas foram de muito trabalho até que nos apropriássemos da tecnologia e colocássemos em dia todo o trabalho que as colegas que começaram em 2006 já haviam feito. Não foi fácil, mas não desisti e hoje estou aqui, quase formada.
Em 2007, aprendi muitas coisas, principalmente no seminário Integrador, pois eu tinha pouco conhecimento de informática e tudo o que aprendi foi muito útil, tanto para o desenvolvimento do curso, como para minha vida pessoal e profissional. Aprendi a criar e utilizar vários espaços na internet, como e-mail, blog, rooda, slides... Coisas que até então eram bichos de 7 cabeças. Adorei tudo isso!
Tivemos naquele semestre, a interdisciplina de psicologia, e lembro que eram muitos textos para ler, eu ainda não tinha computador, ia no pólo, na casa de uma amiga, minha nossa, foi bem complicado, minha nota foi C, o único C que tive no curso.
Ali achei que não conseguiria chegar ai final, mas com o apoio das colegas Michelle Bremm e Sirlei, que eram também minhas colegas de trabalho, não desisti. Depois, minha mãe (mãe é mãe!!!) me deu um computador de presente, e aí as coisas começaram a melhorar, pois já não precisava mais sair de casa e ter que arrumar lugar para deixar minhas filhas, para fazer os trabalhos. Então tudo ficou mais fácil, criamos um blog e tínhamos fazer postagens semanais sobre alguma coisa interessante da internet, daí foi moleza, pois eu já tinha um pouco mais de conhecimento e gostava de fazer isso. O primeiro semestre, foi bem cansativo, pois trabalhar, estudar e cuidar da família não era bem assim. Fizemos um cronograma com todas as atividades que tínhamos que fazer durante a semana, para ver se teríamos pelo menos 4 horas de estudo no curso por dia, consegui encaixar tudo e me sobrou esse tempo. Vivenciamos também a interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, o que nos proporcionou muitos conhecimentos, dentre eles os conceitos de letramento e alfabetização. Em relação à alfabetização, é preciso que se pense sobre duas questões: uma que diz respeito aos adultos analfabetos, e outra, que se refere às crianças. Quanto aos adultos, trata-se de sanar uma carência, e em relação às crianças, a possibilidade de prevenir, de realizar o necessário para que elas não se convertam em futuros analfabetos.Tivemos também, Escolarização, espaço e tempo na perspectiva histórica, e nela a atividade que me marcou foi a de assistir” A invenção da Infância”, onde pude fazer uma relação com a turma que tinha na época, pois o filme apresentava duas realidades, uma com crianças de situação sócio-econômica boa, com tudo do melhor a sua disponibilidade, como brinquedos e tecnologia e outras sem nada, passando fome e necessidades. Essa situação era real na minha turma, fazendo com que eu repensasse minha prática, pois precisava lidar com duas situações bem diferentes e atender a todos.



E foi assim que passei pelo 1º semestre sã e salva e disposta a enfrentar os próximos obstáculos, afinal quem passou por tudo isso, não ia desistir agora!

Nenhum comentário: