quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reflexões 2007-2

No semestre 2007-2 tivemos as interdisciplinas: Escola, Projeto Pedagógico e Currículo Ludicidade e Educação, Teatro , Literatura , Música , Artes Visuais, Seminário Integrador III . Construímos juntos vários conhecimentos.
Em EPPC, revemos vários assuntos tratados no magistério, como currículo, didática, PPP, e ali fui perceber o quanto é importante o PPP para o bom funcionamento da escola como um todo, até então eu nem tinha muito conhecimento a respeito dele e justamente no ano anterior, nós na escola onde trabalhava, construímos o PPP da escola em conjunto, mas sem entender bem e sem nunca ser revisto depois de ser construído. Além de tudo, lá tinham muitas informações não eram verdadeiras e sim apenas invenções para parecer perfeita a escola. Depois que vivenciei essa interdisciplina, entendi a razão do PPP e sua importância , tendo em vista a realidade da escola, as estratégias e objetivos que nos propomos a atingir, seguindo a linha de alguns pensadores e que ele deve ser revisto e aperfeiçoado a cada ano de acordo com a necessidade ou mudança de objetivos.
Em Teatro, me dei conta de que trabalhava o teatro com meus alunos a todo momento, inclusive nas brincadeiras espontâneas e que a criatividade da invenção, da dramatização, da improvisação estimula o crescimento dos nossos alunos em todos os apectos.Também percebi o quanto essa disciplina a e de Literatura estão ligadas. Em Literatura gostei muito do texto “Encantos para Sempre” e também das dicas de como contar uma história, e procuro me policiar mais em alguns detalhes na hora de contar uma. As poesias também passaram a fazer parte das minhas aulas, em cada assunto procuro apresentar e trabalhar uma poesia curta com eles, sempre que possível.
Na interdisciplina de Artes Visuais, o que mais mudou o meu ponto de vista foram as obras de arte, pois eu não tinha conhecimento sobre o significado que elas tinham ao serem feitas, ou seja eu não sabia que uma obra tinha um porquê de ter sido feita dessa ou daquela maneira, achava que o artista pensava em alguma coisa e simplesmente realizava a obra sem explicação alguma para isso. Também eu aprendi muito com a atividade de releitura e agora sei como fazer com os meus alunos, pois antes eu achava que a releitura era uma cópia da obra e não a compreensão dela, aquilo que entendemos dela, o que pensamos que o artista se propôs ao fazer a obra.
Com a interdisciplina de Música tive a oportunidade de conhecer mais sobre as preferência musicais da minha cidade e sobre os grupos musicais da mesma aprendendo a valorizar a cidade onde moro e conhecê-la melhor. Dessa forma descobri que nela existem muitos talentos e que nem sabia. Também o texto “por que você ouve tanta porcaria?”, me fez refletir sobre quanta música de péssima qualidade temos que ouvir, e o quanto elas chamam a atenção das crianças, ficando sobre nós educadores, a responsabilidade de despertar nelas o gosto pela boa música. Ficaram mais interessantes as minhas aulas a partir dessa vivência na interdisciplina de música.
Em Ludicidade foi muito legal assistir a entrevista da professora Tânia, e realmente tudo o que ela falou, relacionei aos meus alunos na época: A criança brinca de trabalhar e o adulto trabalha brincando, se ele amar o que faz.Também a partir dos textos lidos nos estudos de Ludicidade, eu me dei conta que quase não trabalhava jogos com eles, por achar que eles eram muito pequenos (maternal 2), eu fazia mais brincadeiras de roda, dança das almofadas e coisas bem simples, mas me entusiasmei ao ler e comecei a trabalhá-los, eu fiquei surpresa com o resultado. Gostei tanto dos jogos e hoje com Jardim nível B,naõ me canso de criar novos jogos e desafiá-los .

Em construção...

Nenhum comentário: