quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Perguntas e mais perguntas...

Desde de cedo, logo que começam a falar, as crianças já começam a perguntar, perguntam sobre tudo. Ao interagir com o mundo e com as descobertas de novas situações a cada dia, formulam respostas, algumas certas e outras erradas, num processo natural no decorrer do seu desenvolvimento. Conforme o texto "Revisando os Projetos de Aprendizagem em tempos de web 2.0" ..."a escola deveria oferecer situações em que os alunos fossem instigados a seguir fazendo perguntas e a buscar explicações para os problemas que se colocam e desafiá-los..." E os PAs são uma ótima opção para que os alunos perguntem mais e possam construir conhecimento partindo de questões formuladas por eles, que surgem a partir da sua história, dos seus valores, dos seus interesses e que a partir do momento que são trazidas para o trabalho pedagógico na escola, se tornam fontes ricas de aprendizagens. Dessa forma haverá agrupamentos de alunos por interesses, onde haverá uma troca muito válida, em que todos poderão aprender o que realmente lhes interessa, trabalhando as diferenças e aceitação de opiniões diferentes, na construção do conhecimento. Dessa forma, a dinâmica da sala de aula se torna democrática, onde os alunos podem decidir o que estudar, como trabalhar e como se organizar no processo de desenvolvimento do PA.

Um comentário:

Melissa disse...

Acredita na proposta de PA? Como entendes o teu papel nesta metodologia? Qual o papel do professor? Pensou sobre isso? O que pensou?

Quantas perguntas :-)
Beijinhos
Melissa