quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Continuando a postagem anterior...

Trago como exemplo da minha aprendizagem com a atividade de teses, sobre a participação dos integrantes do grupo no processo de desenvolvimento do PA, onde aprendi a contra-argumentar com as colegas, o que antes sentia receio em fazer:

Meu argumento: "O trabalho em grupo proporciona uma visão mais ampla através das várias opiniões geradas pelos participantes, onde cada um tem diferentes idéias.Essa socialização é importante na exploração do assunto em questão."

A colega então respondeu:

"O trabalho em grupo parte da ideia central da participação e envolvimento de todos, o que sabemos, nem sempre acontece."

Então contra-argumentei:

"Mas é preciso que os outros componentes do grupo busquem a participação de quem está ausente, incentivando-o, quem sabe dedicando-lhe tarefas, assim este se sentirá parte essencial no grupo."

Antes eu tinha medo de ir contra a idéia de uma colega, ou de ela achar que eu dando um exemplo da minha idéia estaria sendo pretenciosa, chata talvez, mas agora sei que a minha opinião poderá ajudá-la de alguma forma, assim como eu poderei achar respostas para minhas inquietações através dos argumentos de outras pessoas. O exemplo que dei ao contra-argumentar foi uma experiência vivida em um PA que participei, onde deu certo o incentivo dos outros integrantes do grupo a uma colega que estava afastada.


Nenhum comentário: