sábado, 16 de maio de 2009

Questões raciais

A proposta de atividade da interdisciplina de Questões Étnico-raciais na Educação, era entrevistar um aluno negro para saber como ele se sentia como tal,na escola. Me senti muito frustrada, quando, por incrível que pareça, ouvi de um diretor de escola, que eu não poderia fazer a entrevista na sua escola, pois lá não era tratada essa questão em sala de aula por causa dos conflitos e que esse assunto era muito delicado e que não poderia tirar da sala um aluno, pois iria atrapalhar o trabalho do professor, me aconselhou a procurar as famílias e conversar com os pais. Fiquei impressionada, pois o que aprendemos é que devemos trabalhar com nossos alunos a igualdade, o respeito, a união de raças e de etnias. Eu, com uma turma de maternal 1, já estou trabalhando com essas questões, envolvendo a família deles e se esse trabalho é feito desde pequenos envolvendo a comunidade escolar, essas crianças com certeza quando estiverem no fundamental e sempre bem orientados não serão racistas e nem sofrerão racismo ou preconceito no futuro.

Nenhum comentário: