terça-feira, 3 de novembro de 2009

EJA

A questão da Educação de Jovens e Adultos é ainda hoje um desafio para muitos que ingressam nessa modalidade de ensino. Conforme o texto de Marta Kohl: “Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem": “esse território da educação não diz respeito a reflexões e ações educativas dirigidas a qualquer jovem ou adulto, mas delimita um determinado grupo de pessoas relativamente homogêneo no interior da diversidade de grupos culturais da sociedade contemporânea” (OLIVEIRA, 1999). A EJA não está relacionado somente à idade das pessoas que não tiveram acesso à escola regular no seu devido tempo, mas à especificidade cultural. Conforme o texto o adulto traz consigo uma bagagem repleta de vivências e reflexões sobre o mundo externo, que ao chegar na escola, nem sempre são considerados, havendo aí uma falta de sintonia entre o que a escola proporciona a esse aluno e o que ele espera dela. Muitas dificuldades são encontradas pelos alunos da EJA. Como explica o texto, os currículos, programas, métodos de ensino oferecidos pelas escolas foram originalmente criados para crianças e adolescentes que passam pela escola regular, e não voltados para a realidade dos adultos, o que pode atrapalhar o desenvolvimento do processo de real aprendizagem deles. Muitas vezes a evasão ocorre também por esses alunos trabalhadores não conseguirem conciliar a jornada diária de trabalho forçado com as aulas. É importante levar em conta a heterogeneidade dos alunos, suas habilidades, expectativas, anseios, sua realidade, para desenvolver uma proposta de educação significativa para o aprendizado e para a vida deles.
O quer se quer é que a escola lhes proporcione um ensino inovador, com profissionais qualificados, que permita aos alunos da EJA sentirem-se realizados e estimulados a continuar estudando, que os façam se sentir independentes, cidadãos de fato, com direitos e deveres, com possibilidades de crescimento e atuação na sociedade.

Um comentário:

Melissa disse...

A teoria já existe é, como podemos ver na interdisciplina de EJA, trabalhada no nível superior - licenciatura. O que tem atrapalhado o EJA? O que não esta funcionando? Pensou sobre isso?
Saindo um pouco da teoria e indo para a prática..., como tem funcionado? Consegue trazer exemplos de seus colegas?
Beijos
Melissa