domingo, 31 de agosto de 2008

A Vida Adulta segundo Erikson


A atividade proposta na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta : "A vida Adulta segundo Erikson" foi muito interessante e proveitosa de ser realizada, pois através dela pude fazer uma reflexão a cerca de todos os comportamentos referentes cada fase de nossa vida, e o quanto a família e o meio em que vivemos, pode fazer a diferença entre comportamentos contrários na vida adulta. As vivências e oportunidades de que dispomos na vida desde pequenos podem fazer a diferença em agirmos de uma forma ou de outra na vida futura. Os estágios aos quais Erikson se refere são de suma inportância para conhecermos e analisarmos o desenvolvimento da personalidade e as perturbações emocionais dos adultos.


domingo, 24 de agosto de 2008

Conceitos estruturantes

Afinal eu tenho que confessar que no primeiro momento fiquei confusa sobre esses conceitos, pois ainda não tinha parado para pensar sobre o que cada um significava realmente. Depois da leitura do artigo de Vera Maria Vidal Peroni referente às políticas públicas e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado conclui que temos um Estado muito preocupado com as políticas de mercado, mas deixando à desejar nas políticas públicas. Em relação à política educacional, na luta pela educação para todos temos um Estado que deixa de executar para apenas avaliar a qualidade através da avaliação. Precisamos pensar em que lugar fica a escola frente a tudo isso, portanto, precisamos lutar, participando, exigindo e avaliando ações do interesse público e escolhendo muito bem nossos representantes, para construir uma sociedade digna e uma escola para todos, sem discriminação, onde todos tem os mesmos diretos e com real qualidade.

domingo, 10 de agosto de 2008

Planejamento do Tempo

Ao realizar a planilha eletrônica, organizando a minha vida pessoal, profissional e estudantil, eu percebi que nesse semestre, eu terei menos tempo, durante a semana que no semestre anterior, para as atividades do PEAD, pois precisarei dispor de mais tempo durante a semana para atender a minha filha, buscando-as nas aulas que ela terá no NAE, sem contar os fóruns, capacitações que surjam e que uma vez por mês tenho reunião de professores. Mas em compensação organizei o meu tempo de maneira que eu possa estudar mais tempo no final de semana. No semestre anterior, consegui seguir um planejamento de modo que eu dispunha de mais tempo durante a semana para as atividades do PEAD, deixando o final de semana para o lazer com a família e trabalhos manuais. Não coloquei atividades referentes a planejamentos de aula, pois disponho desse tempo na escola, para planejar. Gostei de realizar essa planilha de planejamento, pois assim consigo aproveitar melhor o tempo em cada atividade, sabendo que tudo está organizado e que não vou me atrasar em nada. Acredito que terei bastante tempo para me dedicar aos estudos sem deixar de lado a família.

sábado, 9 de agosto de 2008

Aprendendo cada vez mais



Durante o preparo e realização do Workshop, eu queria expor muitas aprendizagens, mas o tempo era curto, então ali precisei escolher as aprendizagens mais significativas de cada interdisciplina, de acordo com a síntese do portfólio, e ensaiar várias vezes para que não ultrapassasse o tempo e para que eu fosse clara no entendimento daquilo que eu estivesse falando. Precisei refazer o trabalho. pois testando vi que não daria tempo para falar tanta coisa, e deu certo. Ficou claro que um planejamento bem feito das nossas ações, dá resultado e segurança na hora da apresentação, então vi que o espaço e tempo estão presentes em tudo na nossa vida mesmo!

Começando mais uma etapa


Estamos começando mais uma etapa de estudos e portanto vamos novamente refletir sobre o desfecho do semestre anterior !
Ao preparar a síntese-reflexão, eu pude perceber que realmente tinha aprendido muitas coisas boas e muitas delas pude desenvolver com os meus alunos. Nessa hora eu tive a certeza da importância do plano de estudos, pois com ele eu me aprendi a me organizar nos estudos, trabalho e vida pessoal, pois tracei metas e me propus a alcançá-las, programando o tempo que dispunha para cada atividade, sendo que antes eu queria fazer tudo ao mesmo tempo, e muito pouco conseguia fazer. Também eu percebi que eu posso trabalhar muitas atividades com meus alunos de maternal 2, e que de certa forma estou contribuindo para desenvolver vários conceitos, como espaço e tempo. Antes eu não tinha essa idéia, agora entendo que posso integrar as disciplinas trabalhando um assunto e promover a construção do conhecimento de maneira mais produtiva. As atividades que desenvolvi com meus alunos foram simples, mas já é um começo para que mais tarde eles possam ter uma melhor compreensão do mundo.